Mais uma vez, Grupo AGR e Projeto RevitalizAção no JC

Neste domingo, dia 21 de Junho, foi publicado no Jornal da Cidade o início das atividades de nosso projeto!
O Grupo AGR deu uma entrevista, explicando a maneira que surgiu a idéia do projeto. Além da notícia no jornal impresso, a reportagem encontra-se disponível on-line no site do Jornal da Cidade.
Confira a reportagem na íntegra:

21/06/2009

Mutirão dá cara nova ao bosque do Geisel

Alunos da Unesp, funcionários da prefeitura e moradores do bairro iniciaram projeto de revitalização da área verde

Juliana Franco

O sábado foi atípico no bosque do Núcleo Ernesto Geisel, em Bauru. Por meio da parceria entre universidade, prefeitura e comunidade, a área verde começou a ganhar nova ‘cara’. As bolas, as pipas e os brinquedos deram lugar ao pincel, lixeira e muita força de vontade. Na tarde de ontem, o parque, que conta com um amplo espaço para a prática de atividades esportivas, de lazer e cultura, recebeu o Projeto Revitalização, criado pelo grupo Ação Gestão e Responsabilidade (AGR) formado por oito alunos do curso de relações públicas da Universidade Estadual Pauslita (Unesp).
Com a colaboração da administração municipal e apoio dos moradores do bairro, o lixo foi recolhido, foram instaladas lixeiras, palestras com temas ligados ao meio ambiente foram ministradas e os muros foram pintados com a ajuda dos alunos de artes da Unesp. As crianças eram as mais empolgadas com o projeto. Jorge de Sá Meneses Neto, 11 anos, vai ao bosque diariamente para jogar bola, soltar pipa e encontrar os amigos.
Para o estudante que mora perto do local, a iniciativa dos universitários vai mudar totalmente o espaço. “Estou ajudando a pintar porque acho legal e porque precisamos cuidar do bosque. Só assim vamos poder brincar aqui todos os dias”, contar em entrevista ao JC sem tirar o olho da pintura que ajudava a fazer no muro.
Outro estudante que vai ao bosque todos os dias é Lucas Patrik Felipe Alcides da Silva, 10 anos. “Vai ficar muito legal o bosque. É bom para todos nós que brincamos aqui”, afirma. De acordo com Mariah Venturi Navarro Lima, membro do grupo AGR, a idéia do projeto surgiu por meio de uma atividade da disciplina técnica de relações públicas, em que os alunos do segundo ano devem realizar qualquer tipo de evento. “Resolvemos partir para o 3º setor. Por meio das atividades, queremos revitalizar o espaço e integrar a comunidade”, revela.
Nos próximos dois finais de semana, o grupo desenvolve atividades de bem estar e saúde e culturais. No início da tarde de ontem, o prefeito Rodrigo Agostinho e o secretário municipal do Meio Ambiente, Valcirlei Gonçalves da Silva, colocaram a mão na massa em algumas atividades de recuperação do bosque. “A gente cobra a união entre universitários e moradores da cidade e este é um grande exemplo. Este espaço foi abandonado em administrações anteriores e era frequentado por usuários droga”, conta o secretário.
O prefeito conta que existem outros projetos em andamento para recuperação de espaços públicos, como é o caso do Bosque da Comunidade – o projeto é feito em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib). “No Núcleo Édson Francisco da Silva, no Parque União e no Bosque Quinta Ranieri existem espaços que precisam ser recuperados. Nossa idéia é realizar projetos de revitalização e, se possível, junto com a comunidade, pois esta é a melhor forma de garantir que a área seja conservada”, finaliza Agostinho.




0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário