Oficinas e mini cursos - INTERCOM nacional

Os membros do Grupo AGR já começaram suas atividades na INTERCOM nacional. No dia 04/09 dentre as 37 oficinas e 11 mini-cursos oferecidos neste evento verdadeiramente multidisciplinar, o grupo participou das oficinas de Comunicação: "Cultura e ética no Brasil: uma visão filosófica", "Cultura e Persuasão" e do mini-curso sobre Educomunicação. As atividades do congresso debatem com profundidade a comunicação social aplicada em sua complexidade.

A primeira oficina realizada pelo grupo, dada pelo professor Claudio Shwlert, relacionava comunicação e ética no contexto atual, fazendo-nos perceber as grandes diferenças entre os modos de pensar do ser humano moderno e sua cultura, tendo como parâmetro a esfera pública e privada. Outra oficina, ministrada pela professora e publicitária Puline Fraga, tratou do tema Cultura e Persuasão, relacionando as Relações Públicas, o Jornalismo e a Publicidade com o processo de criação contemporâneo. O tema, que teve grande foco na parte redacional, aprofundou na indústria cultural e seu viés, termos utilizados atualmente na área comunicacional, o poder de convencer e persuadir da mídia pós moderna, entre outros. Tivemos grande aprendizado neste primeiro dia de evento, já que para um grupo que lida com diversos públicos e veículos, é importante a análise profunda do indivíduo e suas culturas; e também de todo o processo de discursos e interpretações relacionadas a persuasão.

Já no mini-curso de educomunicação, tivemos a oportunidade de conhecer e aprender com a professora doutora Rosane Rosa, que leciona na Universidade Federal de Santa Maria em matérias sempre voltadas para o terceiro setor e os campos sociais.
O mini-curso abordou no período da manhã todo um processo da necessidade e aplicação de educomunicação juntamente com a possibilidade de criação de políticas públicas por qualquer cidadão, abrindo mais uma vez o campo de visão do Grupo AGR e gerando uma discussão muito proveitosa. A questão das políticas públicas foi abordada como um todo e especificamente as federais e estaduais do Rio Grande do Sul envolvidas com a educomunicação. Na parte da tarde, conhecemos as ações práticas do programa aplicado pelos alunos da Universidade Federal de Santa Maria; ações que merecem elogios e demonstram como a educação aliada à comunicação pode mudar e melhorar o cenário educacional de todos os envolvidos, tanto educandos como educadores.

O Grupo AGR continuará com as atividades na INTERCOM, trocando experiências e “absorvendo” o máximo de informações para que possamos gerar conhecimentos para nossas futuras ações.




0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário