Intercom - Grupos de Pesquisa e Grandes Trabalhos

Pedimos desculpas pelos atrasos nas postagens, mas de qualquer forma, continuaremos a programação do evento.

Dando continuidade às atividades do Intercom, nos dias 5 e 6 tivemos diversos GPs ( Grupos de Pesquisas), mesas redondas e apresentações de trabalhos do Expocom, com comunicólogos atuantes em variados setores.

Nesses dias, vimos apresentações sobre Mídia e Meio Ambiente, o que nos mostrou, com um enfoque um pouco mais jornalístico, a participação ativa e importante do profissional no setor de comunicação. Bem como o crescimento da área ambiental nos mais variados veículos midiáticos. Pudemos discutir idéias como um pesquisador da EMPRABA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e compreender o quanto a questão da comunicação interna é enfraquecida, principalmente em órgãos públicos. Entretanto, foi muito bom poder demonstrar o quanto a profissão de RP pode contribuir para atividades ambientais em contexto empresarial, educacional e ativista (ponto de ação do Grupo AGR).

Estivemos presentes também em um GP de RP e Cultura organizacional, liderado pelo ilustríssimo professor Rudimar Baldissera. Assistimos trabalhos que se encaixam de certa forma, com o que fazemos, ou procuramos fazer. Foram apresentados trabalhos sobre ONGs, que envolveu pesquisas em uma organização, bem como a grande dificuldade de comunicação existente neste setor. Foi nessa sala também, que pudemos estreitar laços com grandes RPs, como os queridos Tânia Baitello, Rudimar Baldissera, a coordenadora do curso de Relações Públicas da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) Lyvia Moutinho e a solicita Paula Franceschelli.

Tivemos a grande oportunidade de participar de um GP onde estavam apresentando as mestrandas Diana Stasak, Carol Terra e a Vivian Paes Barreto. Conhecemos os novíssimos conceitos de WEBRP, a questão das políticas de conduta em mídias sócias e também acompanhamos a tese abordando os conceitos de comunicação organizacional, relações públicas e a teoria de stakeholders.
Foi muito gratificante poder conhecer e contribuir com essas brilhantes apresentações.

E, por fim vimos também apresentações de terceiro setor – comunidade e cidadania. GP onde pudemos debater idéias com professores e profissionais da mesma área de nosso interesse e entendemos o quanto ainda devemos estudar e aprender para realizar projetos com excelência. Conhecemos novos conceitos sobre movimentos sociais, o grandioso projeto baiano Casa Brasil em parceria com a ONG Cipó que também permeia estudos em Educomunicação e presenciamos a engajada apresentação do jornalista Orlando Berti que criou uma rede para auxiliar os prejudicados com as cheias no estado do Alagoas.

Após todas essas atividades pudemos compreender o quanto importante é compartilhar ideias para desenvolvê-las cada vez melhor. Como dito no próprio evento: uma ideia é o elemento que se dividido, sempre será multiplicado.




0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário