Fim do ano, começo de ações

O fim de ano está chegando, mas o Grupo AGR se mantém firme no desenvolvimento dos projetos assumidos. Dentre esses projetos, está a participação na rede Coletivo Ativista. O primeiro encontro do Grupo AGR com o Coletivo aconteceu no inicio do mês (04/12) na cidade de Ribeirão Bonito, promovido pela ONG AMARRIBO Júnior.

O Coletivo Ativista foi formado a partir de uma parceria entre três organizações - a AMARRIBO Júnior (SP), a Oficina de Imagens (MG) e a Rede Sou de Atitude (CE, BA, DF, MA, MS,PA, PE, RN, SP) - estabalecida com o intuito de construir uma metodologia de mobilização e formação de jovens em processos de incidência política, buscando incidir nas políticas publicas das cidades e na melhoria da qualidade de vida. Foi com esse objetivo que o Coletivo se alinhou ao Grupo AGR.

Com o apoio e o acompanhamento dessas três organizações, ao Grupo AGR caberá a elaboração e a execução de um plano de incidência em políticas públicas de Bauru relacionadas à qualidade de vida para a cidade. Para que isso se concretize, é importante relembrar que o grupo terá o respaldo da BATRA (Bauru Transparente) que apóia e incentiva essas ações.

Vale ressaltar também, que o a proposta trazida pelo Projeto Coletivo Ativista busca agregar a pauta das juventudes ao debate que vem sendo construído em diferentes municípios brasileiros pelos Movimentos por Cidades Sustentáveis, a partir da perspectiva do monitoramento e da incidência nas políticas públicas implementadas no âmbito municipal.

Atualmente, a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis integra movimentos de cerca de 40 cidades brasileiras e tem dado passos significativos para qualificar o controle social dos poderes públicos, assim como para elaborar ferramentas de conhecimento e monitoramento sobre a qualidade de vida nos municípios.

O primeiro encontro realizado em Ribeirão Bonito fez parte desse grande projeto idealizado pelo Coletivo Ativista. Neste primeiro momento, os grupos de jovens que se articularam a essa rede puderam se apresentar e contextualizar os demais da situação de suas cidades. Participaram desse encontro grupos de Águas da Prata, Analândia, Bauru, Marília e Ribeirão Bonito. Com isso, foi possível conhecer as expectativas dos grupos de cada cidade e ainda debater, de maneira geral, temas como “Democracia, Participação, Juventude e Políticas Públicas.

Essa troca de conhecimentos e experiências foi de grande valia para o Grupo AGR e, certamente, auxiliará no andamento das atividades que seguirão. Estamos na expectativa do próximo encontro!




0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário