Reportagem JC (17/12/2010)

Ontem (17/12/2010), foi publicada uma matéria do Jornal da Cidade de Bauru informando sobre a parceira entre a BATRA (Bauru Transparente) e o AGR. A matéria segue abaixo:

Batra forma sua ala jovem

A conscientização política e a vontade de contribuir com a comunidade levaram um grupo de universitários e jovens recém-formados a buscar a mobilização social. Para isso, viram na Bauru Transparente (Batra), Organização Não Governamental (ONG) que visa a moralidade e transparência na gestão pública, o meio ideal para desenvolver seus projetos. A Batra Jovem, formada há três meses, já começa a aumentar a participação da ONG na cidade.

De acordo com Mariana Lourencinho, uma das integrantes da ala jovem da ONG, que também é formada por Tarcisio Tamarozi, Ítalo Carvalho, Gabriel Gomes e Lírian de Pádua, o grupo já participava de projetos em áreas diferentes, mas acabou conhecendo e gostando da proposta da Batra.

“Já temos alguns projetos começando, com reciclagem, coletivo ativista, que é em rede com outras cidades também. A Batra é focada na questão política, mas também queremos avançar em outras áreas”, conta.

Para Ítalo, a reciclagem é um dos focos da ala jovem, por representar um problema ambiental, além da questão sócio-econômica. “Em Bauru, há uma demanda muito grande pela reciclagem. Sobra lixo que poderia ser encaminhado para isso. Vimos que poderíamos agir nesses pontos, que ao final levam a uma melhoria da qualidade de vida da população”, observa.

Gabriel observa que cada um do grupo poderá se tornar um multiplicador das ideias debatidas. “Além de contribuir com a cidade que nos acolheu, quando voltarmos às nossas cidades po-deremos levar essa experiência”, conta. Lírian avalia que é preciso atrair os jovens para o debate. “Podemos resgatar, chamar esses jovens, falando de ou-tra maneira. Acreditamos que é possível chegar até eles”, observa a militante.

Ela explica que outro projeto do grupo é o Coletivo Ativista, para qual eles estão sendo capacitados. A Batra Jovem irá levantar na cidade os grupos de articulação jovem para construir uma proposta de projeto comum. A Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo) Júnior é uma das realizadoras do Coletivo Ativista, que já está em prática em alguns municípios de São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.


• Serviço
Informações sobre a Batra e a Batra Jovem nos endereços eletrônicos www.batra.org.br, grupoagr.blogspot.com e no Twitter, @grupoAGR



A divulgação do Grupo AGR no JC, um dos principais veiculos de comunicação da cidade de Bauru, é de grande relevância para o grupo. Por isso, algumas considerações referente à matéria publicada devem ser feitas para que haja maior esclarecimento a respeito da dinâmica do grupo:

1. O Grupo AGR não é a "Batra Jovem". O Grupo se associou a essa ONG como uma Comissão de Trabalho, tendo, portanto, autonomia com relação à própria BATRA.
2.O Grupo AGR é formado por nove integrantes: Taís Capelini, Taís Machado, Mariana Lorencinho, Mariah Lima, Ítalo Carvalho, Grabiel Gomes, Renan França, Kleyton Vendrame e Carlos Henrique Fuzatti.
3. O Tarcisio Tamarozi e a Liriam de Pádua são membros da BATRA e não do Grupo AGR. Embora estejam participando dos projetos do grupo e tenham se alinhado também ao Coletivo Ativista.




0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário