Empreendedorismo Sustentavel?


Empreendedorismo e sustentabilidade, são dois conceitos muito abordados atualmente, porém quase sempre em contextos separados, mas e se juntássemos tudo numa coisa só? Empreendedorismo Sustentável? Existiria isso? A resposta é sim, mas antes de abordarmos esse termo vale relembrar cada um destes conceitos.

Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento.

Sustentabilidade baseado no conceito desenvolvimento sustentável segundo o relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, organizado pela ONU em 1983 “é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade
de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.”

Realizando uma junção destes dois conceitos chegamos finalmente ao termo Empreendedorismo Sustentável que pode ser definido de maneira simples como “um fazer acontecer” que além de levar em conta o interesse próprio dos empreendedores, também se preocupa com os anseios das outras pessoas, das futuras gerações e do Planeta.

Um empreendedor dispõe de muitas qualidades que o fazem criar e levar seu próprio negócio ao sucesso sem medir esforços, mas a pergunta que se deve fazer é: Esses esforços e ações visando o sucesso do empreendimento afetam o meio ambiente? Muitos empreendedores alcançam o sucesso através do consumo exacerbado, práticas de produção predatórias, exploração da mão de obra, devastando áreas ambientais entre outras práticas irregulares.

Ser um empreendedor e querer o sucesso a qualquer custo é condenável, para que o empreendedorismo sustentável ocorra deve-se atender 3 princípios básicos: Ser economicamente viável;Ser socialmente Justo e ambientalmente correto.Por isso os denominados empreendedores devem incorporar ações relacionadas à sustentabilidade no dia a dia da empresa; reduzir o consumo de energia e seus insumos;exigir e se relacionar com fornecedores que também estejam atentos as práticas sustentáveis;dar vida nova ao lixo produzido;procurar formas alternativas de energia entre outras práticas baseadas na filosofia que aqui chamarei de 4 R`s (Reduzir,Reutilizar,Reciclar e Recuperar).

Podemos encarar o termo “Empreendedorismo Sustentável” como uma nova visão, que deve ser adotada pelos empresários, estes detentores de características como visão estratégica, inovação, criatividade, poder de decisão, devem fazer uso correto destes atributos positivos e agir de maneira sustentável pensando além de seus próprios interesses.

Para os que se interessarem pelo assunto vale a pena conferir o trabalho "O empreendedorismo sustentável como fator primordial para a sobrevivência e prosperidade organizacional"

*Fonte: Site - administradores

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário