I Fórum Municipal de Cultura




Sexta-feira passada, dia 18/03, às 9h30 da manhã, nós do Grupo AGR juntamente com o Enxame Coletivo, organizamos uma reunião no Centro Cultural de Bauru como parte de um projeto de articulação da classe artística e produtora local para o desenvolvimento da cultura em Bauru.Na reunião, estiveram presentes Artur (Enxame Coletivo), André (Sociedade Amigos da Cultura – SAC), Ivan (músico), Julia (Ponto de Cultura – Instituto Cultural Aruanda), Vinagre (Presidente do Ponto de Cultura Cine Clube A.Guedes), Silvio (Batra), Taís Capelini (Grupo AGR), Henrique (Presidente da associação Amigos do Museus de Bauru), Alexandre (Ponto de Cultura - Acesso Popular).

O foco central do debate foi a situação do Conselho Municipal de Cultura e a realização do Fórum de Cultura a ser realizado no dia 9 de abril. Dentre os aspectos negativos levantados, verificamos como principais entraves a letargia e ineficiência do Conselho, falta de quórum nas sessões e de regimento interno, discrepância na ocupação das funções (por exemplo, quando o próprio Secretário de Cultura é presidente do Conselho) e pouca credibilidade conferida ao órgão. Somado a isso, podemos ressaltar que Bauru está alheia às discussões importantes que acontecem em outras cidades, como a criação de Plano Nacional de Cultura, segundo Vinagre “Jaú levou 25 pessoas para Conferência Nacional de Cultura, enquanto Bauru levou apenas 3 representantes”.

Por outro lado, foi possível perceber alguns pontos positivos da conjuntural atual da Cultura e algumas atitudes que devem ser tomadas para melhorar o funcionamento do órgão. Percebemos que a institucionalização da Cultura (Lei de EstÍmulo, criação de Conselhos e o programa Cultura Viva) que ocorreu a partir da gestão do Ministro Gilberto Gil, é um aspecto favorável para o desenvolvimento de políticas culturais. Além disso, dialogamos sobre a necessidade de retomar discussões e protagonizar a Cultura na cidade, bem como criar novos mecanismos de atuação para estimular o bom funcionamento do Conselho, visto que os atuais são insuficientes.

Esse debate foi muito importante para dar início a um processo de articulação da sociedade civil em prol da cultura local. Com a realização do Fórum pretendemos aprofundar os debates acerca desses assuntos e ampliá-los a um maior número de interessados, visto que é imprescindível que haja esclarecimento sobre o funcionamento, missão e estrutura de importantes ferramentas de desenvolvimento e estímulo da produção cultural para que sejam catalizados avanços no setor. Por isso, convidamos todos a colaborar com a participação e desenvolvimento desse I Fórum Municipal de Cultura que antecederá as eleições do Conselho Municipal de Cultura, prevista para o mesmo mês. Contatos e mais informações podem ser obtidos através do e-mail: cultura-em-bauru@googlegroups.com

Taís Capelini
Diretoria de Administração

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário