Ecodesign e o " Greenwash"


O Ecodesign vem ganhando força entre o conceito dos produtos que são disponibilizados no mercado. Essa nova filosofia de produto busca atrair o consumidor não apenas pelo seu caráter ecológico, mas também por sua funcionalidade e beleza. Dessa forma, o Ecodesign propõe também ampla reflexão por parte dos criadores, em relação a todo o processo de elaboração de cada produto. A definição de Ecodesign proposta por Fiksel (Fiksel, Joseph – Design for environment: creating eco-efficient products and processes – 1996) diz que o projeto para o meio ambiente é a consideração sistemática do desempenho do projeto, com respeito aos objetivos ambientais, de saúde e segurança, ao longo de todo ciclo de vida de um produto ou processo, tornando-os ecoeficientes.

A concepção do Ecodesign vai além de uma preocupação estética dos produtos que são disponibilizados na prateleira para o consumidor. O produto é apenas a parte final do projeto, que está intimamente ligado a responsabilidade do produtor em pensar nos processos de fabricação e destino do produto.Em entrevista para o Grupo AGR, a Eco.lógica design, diz que: o designer precisa pensar e conceber o produto de uma forma mais ampla, pensando no uso mais racional da matéria-prima, ou na escolha de matérias-primas com baixo impacto ambiental, no processo de produção, na embalagem, na forma de transportar, no seu uso e no descarte do produto.

Essa preocupação profunda em relação aos produtos ecologicamente corretos é decorrente de um processo de valorização dessas obras, para que não sejam confundidas por exemplo, com ações de “Greenwash”. Esse conceito vem ganhando força no mundo corporativo, exemplificado por Fábio Bazanelli, como: “Ações que não inclui apenas informações enganosas, mas principalmente o ato malicioso de aumentar a importância de fatos irrelevantes e disfarçar uma fraca atuação ambiental”. Dessa forma aumenta-se a responsabilidade dos produtores que devem compreender e analisar de forma ampla todo o processo de fabricação de seus produtos

Além dessa importância na percepção macro em relação a produtos e ações sustentáveis, o desafio dos designers e artesãos está em atrair os consumidores para produtos muitas vezes rotulados como itens sem valor. Existe muito preconceito por parte dos consumidores em relação a produtos feitos com materiais de reuso ou reciclados, prejudicando assim a aceitação e a compra desses novos artigos. Dessa forma o papel do design é agregar valor a esses novos produtos, seja pelo apelo estético, ideológico ou funcional. A eco.lógica complementa que: O design diferenciado é fundamental. Precisamos do talento de designers e artesãos para transformar algo sem valor na nossa sociedade atual em um produto de valor para o mercado.

Presenciamos atualmente uma mudança na cultura dos consumidores, principalmente no que diz respeito aos produtos sustentáveis. Percebemos que este público não vai comprar artigos apenas pelo caráter ambiental, e muitas vezes vai questionar a procedência de certos materiais. O Ecodesign exerce então ferramenta importante de reflexão sobre produtos e ações sustentáveis, que devem ser constantemente discutidas pelos consumidores e produtores, gerando alternativas mais ecológicas e produtivas. Somente com o debate e a discussão profunda em relação ao mercado sustentável, poderemos distinguir as empresas e instituições que realmente se preocupam e cooperam com o meio ambiente e a sociedade. Dessa forma saberemos de fato quais empresas se utilizam de ações como o “greenwash” para divulgar uma imagem que não possui, enganando assim o consumidor.

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