Movimento Cultura em Bauru


I Fórum Municipal de Cultura dá início à articulação da Sociedade Civil

O evento, organizado e articulado pela sociedade civil - com apoio da Câmara Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Jornal da Cidade - juntou 55 pessoas, dentre elas agentes culturais, produtores e alguns artistas de Bauru, além de outros convidados. O fórum serviu para debater e entender como deve ser a participação do terceiro setor nas políticas públicas.

As atividades tiveram início às 9h da manhã na Câmara Municipal com o cadastramento dos participantes. Após uma hora, teve início a mesa de abertura do Fórum composta pelo Secretário de Cultura de Bauru, Élson Reis; Leonardo Barbosa, agente da rede Fora do Eixo e gestor do Partido da Cultura e Ricardo Rodrigues, diretor da Rádio UFSCar e do Festival Contato(membro e presidente do conselho de cultura em São Carlos respectivamente). A mesa foi conduzida por Artur Faleiros, membro do Enxame Coletivo, uma das organizações presentes na organização do I Fórum Municipal de Cultura.

Estavam presentes 3 pontos de Cultura de Bauru (Acesso Popular, Periferia Legal e Aldire Pereira Guedes), 1 Ponto de Cultura de São Carlos (Conexões Solidárias Independência ou Marte), 8 Conselheiros de Cultura de Bauru (SESC, Oficina Cultural, Ferroviária, Patrimônio, Corais, 4 da Secretaria Municipal de Cultura (Élson Reis, Jair Maringoni, Susana Godoy e Ariane Barros), 2 Conselheiros de Cultura de São Carlos (Leonardo Barbosa e Ricardo Rodrigues) o Vereador Roque Ferreira, Associações (Amigos dos Museus, Amigos da Cultura e Teatro de Bauru), Coletivos (Enxame Coletivo, E-Colab e Grupo AGR) além de outros militantes da cultura e pessoas físicas que se aproximaram para contribuir com o debate.

A mesa de abertura que tratou das perspectivas de políticas culturais no Brasil usou bastante da estratégia de comparação da realidade da Cultura em Bauru com a cultura em São Carlos, com uma discussão amparada principalmente em questões estruturantes em relação às Políticas Públicas. Após a mesa, houve um momento de debate com os presentes em que as dúvidas sobre Conselho Municipal de Cultura, administração, fonte e uso do Fundo, criação de Planos Municipais de Cultura, estratégias de mobilização social e outros assuntos foram discutidos.

No segundo momento do encontro, no período da tarde, foi decidido que seria reavaliada a dinâmica de trabalho em plenária. Os participantes foram divididos em 3 Grupos de Trabalho para discutir e tirar encaminhamentos para os seguintes temas: Conselho Municipal de Cultura, Mobilização e Articulação da Sociedade Civil e Fomento/Estímulo à Cultura Local. Os GT'S duraram cerca de 1h30 e após os mesmos foi retomado o formato de plenária para finalização do evento.



Na plenária final os mediadores dos GT'S apresentaram basicamente a relatoria das discussões setoriais tidas e enfim foi encaminhada a nomeação do Movimento Cultura em Bauru. Assim, foi marcada uma reunião para continuar as discussões e assim elencar as pautas prioritárias para que o grupo comece a se mobilizar com encaminhamentos práticos para trabalhos de curto, médio e longo prazo.

A próxima reunião do Movimento Cultura em Bauru será dia 26 de Abril, Terça-Feira, às 18h30 no Centro Cultural.

Para participar do grupo de discussão do Movimento Cultura em Bauru clique aqui e cadastre-se.


0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário