A comunicação no processo de organização de grupos

Grande parte das ações desenvolvidas pelos movimentos sociais e grupos do terceiro setor é de mobilização. Sem planejamento, dificilmente uma organização seja ela do primeiro, segundo ou terceiro setor conseguirá promover mudanças capazes de gerar a transformação desejada.

Nós do Grupo AGR em todos os nossos projetos acreditamos que a comunicação surge como base para esse processo de mobilização. O processo comunicacional passa a abranger muito mais do que apenas um objetivo e torna-se participativo. A ação de mobilizar se torna muito mais complexa e abrangente podendo comunicar sentidos, compartilhar expectativas, discutir e construir consensos e estratégias sempre em torno em um mesmo horizonte.

O planejamento do processo de comunicação passa a dividir as responsabilidades do projeto entre os diversos integrantes do processo de mobilização, sendo fundamental que todos se sintam corresponsáveis pelas ações planejadas. Entretanto, os responsáveis pela mobilização devem pesquisar e reconhecer a fundo as características do público no qual estão trabalhando a ponto de pode confiar e incluir todos os envolvidos no processo no planejamento da mobilização.

Um bom exemplo de mobilização que pode ser influenciado e aprimorado pelo planejamento comunicacional é o cooperativismo Popular. Essa é uma política alternativa que incentiva a criação de novas lideranças gerando trabalho e renda. O cooperativismo tem sido aplicado em comunidades carentes e como cidadãos em situação de instabilidade econômica.

O modelo do cooperativismo popular pode ser considerado um processo de mobilização por reunir associados que vivem na exclusão e por possuir um modelo democrático e participativo, voltado mais para o bem comum do que para o lucro. Essas organizações voluntárias aceitam sócios sem restrições, contanto que eles participem ativamente de todas as atividades desenvolvidas pela cooperativa.

O processo de mobilização social pode ser o elemento chave para o cooperativismo popular, pois a mobilização pode se responsabilizar por orientar e viabilizar a criação de grupos devidamente organizados. Dentro do contexto das cooperativas a interação entre um ou mais grupos resulta no surgimento de projetos que trabalham a favor da população e das cooperativas envolvidas. Buscando incentivar a cooperação, não somente dentro do grupo, mas também entre a cooperativa e a sociedade à sua volta, promovendo, dessa maneira, a mobilização e inclusão social.

O Grupo AGR acredita na importância da mobilização social em todos os projetos que está envolvido buscando a emancipação e conscientização dos grupos. Ao demonstrar o sucesso de um trabalho conjunto e efetivo para as comunidades envolvidas a mobilização social deixa de ser um projeto comunicacional e se torna uma opção educacional e ate mesmo de superação para as comunidades. O processo passa a integrar tanto as comunidades como os membros dos
movimentos sociais e grupos do terceiro setor. Exemplificando um processo humano participativo gerado pela comunicação.

Para mais informações sobre Cooperativo Popular assista a reportagem do Globo Repórter: http://www.youtube.com/watch?v=q0z4QNN_gZI

Renan França
Diretoria de Comunicação

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário