III Encontro Coletivo Ativista



Nos últimos dias 20 e 21 de maio, o Grupo AGR participou do 3º e último encontro do coletivo ativista em Ribeirão Bonito, com o tema “Orçamento Público, Comunicação e Mobilização Social e Estratégias de Incidência”. O projeto que teve início em dezembro de 2010 foi estabelecido com o intuito de realizar a mobilização e formação de jovens para incidência política em suas cidades. Os desenvolvedores do coletivo são: Amarribo Júnior, Rede "Sou de Atitude" e Oficina de Imagens, apoiados pela Fundação AVINA.

Reunindo jovens das cidades de Analândia, Águas da Prata, Marília, Ribeirão Bonito e Bauru, o último encontro do projeto fechou um ciclo de etapas para mobilização social. No total das três etapas, foram estudados conceitos sobre a construção da democracia participativa no Brasil, as juventudes no processo histórico, a implementação de políticas públicas, o funcionamento do Estado brasileiro, estratégias de monitoramento político, orçamento público, comunicação para mobilização social, formas de incidência, entre outros.

O primeiro dia do encontro iniciou com uma memória dos encontros anteriores feita pela Nicole Verillo, presidente da AMARRIBO Junior. O diretor executivo da AMARRIBO, Guilherme Haehling, fez também uma contextualização do cenário nacional e internacional da AMARRIBO. Em um segundo momento, foram ministradas as palestras de Marcelo Nerlin (Profº Drº do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP) e Duque Dantas (Coordenador-Geral de Auditorias Especiais da CGU).

Nerlin falou sobre soberania popular e gastos públicos, trazendo reflexões profundas sobre nosso papel como cidadãos e do que nos unifica como nação: a constituição brasileira. Ele conseguiu deixar todos inquietos e com a expectativa de que podemos mudar nosso país. “O Estado não dá conta de tudo. Sou entusiasta do 3º Setor, a sociedade civil precisa se organizar”, frisa. Já Duque Dantas ensinou-nos sobre Ciclo Orçamentário, detalhando as possibilidades de incidências em suas leis (PPA, LDO e LOA) e do controle das ações governamentais através das mesmas.

No segundo dia Arthur Massuda, da ONG artigo 19, falou sobre participação social e direito à informação e Rafael Lira, Secretário da Juventude Batista do estado de SP, trouxe uma reflexão para os participantes sobre Comunicação, mobilização social e webcidadania. Pedro Sérgio Ronco, membro da AMARRIBO, também falou da importância da comunicação para mobilização social.

Para fechar o encontro, foi realizada uma plenária para cada grupo apresentar os planos de incidência que estão sendo realizados em suas cidades. Com certeza, um dos momentos mais enriquecedores e emocionantes do encontro! Ver as sementes que estão sendo plantadas em Analândia, Águas da Prata, Marília, Ribeirão Bonito e Bauru foi motivador para fazer com que nós, Grupo AGR e demais jovens presentes, pudéssemos ter cada vez mais força para lutar por uma sociedade melhor. Os monitoramentos apresentados por cada grupo, abrangendo as áreas de turismo, saúde, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, demonstraram que é possível fazer a diferença pelas nossas cidades e país. Este pode ter sido nosso último encontro como coletivo ativista, mas com certeza não de nosso trabalho - daqui pra frente aguardaremos os frutos desta mobilização!

Quer saber mais? Confira como foi o 1º Encontro do Coletivo Ativista, em dezembro de 2010, e o 2º Encontro, em Fevereiro de 2011.


Taís Machado
Diretoria de comunicação

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário