#Webcidadania

Provavelmente você já deve ter ouvido falar nos conceitos de “web” e “cidadania”. Mas, o que significaria a junção destes dois conceitos? WEBCIDADANIA de maneira simplificada, é o termo utilizado para definir a ação, participação e o posicionamento dos cidadãos no que diz respeito à administração pública e a violação dos direitos cidadãos, através da internet e ferramentas online.

Segundo dados do portal comunicadores.org 8 em cada 10 brasileiros estão presentes em uma rede social. Isso nos permite dizer que cada vez mais as pessoas estão ganhando voz através da web para se expressar, relacionar, criticar e apontar soluções para problemas que envolvam sua casa; bairro; cidade; estado; país; sejam estes problemas sociais, políticos, ambientais ou culturais.

As plataformas e sites webcidadãos possibilitam o livre debate entre os usuários que navegam pela web. Além disso, esses cidadãos podem fiscalizar a administração pública, fazer reclamações, se antenar sobre as manobras políticas, tudo isso em rede e com uma rapidez que nenhum meio até então possibilitou.

É também característica desse movimento a MOBILIZAÇÃO, capaz de atrair e convidar mais grupos e pessoas que antes acreditavam não ter espaço para se expressar a PARTICIPAR e utilizar as ferramentas da web para deixar de lado e combater a postura passiva que muitos ainda possuem perante a má administração dos governantes. O objetivo é claro, (re)construir um país melhor através da participação coletiva e de praticas a cidadãs.

Não deixe de participar deste movimento, hoje existem diversos sites webcidadãos que estimulam o debate sobre a gestão das cidades e que apresentam a visão da população sobre as ações ambientais, sociais, culturais e políticas do Estado. Aqui destacaremos alguns sites com o objetivo de demonstrar as diversas formas e temáticas abordadas pelo movimento da WEBCIDADANIA.

Cidade democrática

Site que permite aos cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para uma cidade cada vez melhor.

Vote na WEB

Reúne os projetos em votação no Congresso Nacional. O internauta pode dar seu voto simbólico e compará-lo com os votos dos políticos

Adote um Vereador

O usuário se registra e escolhe um político para tomar conta. Durante o mandato, o internauta tem o compromisso de postar notícias e questionamentos sobre o vereador.

Movimento Boa Praça


Visa mobilizar as pessoas para revitalizar e ocupar as praças, devolvendo a elas seu sentido inicial: de lugar de encontro, diversão, debate e inclusão.


Para conhecer mais sobre estes e outros sites webcidadãos acesse o portal http://webcidadania.org.br/ , participe! mobilize-se! #WEBCIDADANIA.

Gabriel Gomes

Diretoria Administrativa

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário