Novos desafios da Comunicação Empresarial

No dia 1º de Agosto iniciou-se o curso de Comunicação Empresarial realizado pelo CIEE em parceria com a ABERJE. A primeira aula, ministrada por Paulo Nassar - diretor geral da ABERJE e Prof. Dr. da ECA-USP – abordou a temática da Comunicação Empresarial e o novo papel do comunicador dentro deste contexto.

Dentre os assuntos expostos, o professor defendeu, principalmente, a importância de o comunicador ter conhecimento em diversas áreas. Este profissional deve ser verdadeiramente culto, a fim de ter uma visão ampla do mundo e saber analisar os cenários em que vivemos. Mais do que isso, o comunicador deve ser um educomunicador – educando a organização como um todo para a comunicação.

Para reflexão, Paulo Nassar deu início em sua palestra levantando a questão: o que eu faço de genuíno como comunicador? O que fazemos para gerar valor na empresa em que trabalhamos? E então respondeu: “são as narrativas que construímos”. As narrativas que o profissional de comunicação estrutura de forma distinta para atingir diferentes públicos com a mensagem adequada.

Outros tópicos discutidos foram os novos desafios da Comunicação Empresarial. A visão da organização no centro do social, com os diversos públicos ligados a ela e separados em “caixinhas”, é enganosa. Hoje fala-se nos multi-papéis dos públicos, já que esses transitam na sociedade. Entre outros exemplos, citou-se que os funcionários também são acionistas e comunidade.

Além disso, como já é habitualmente discutido pelos profissionais de comunicação, sabemos que há novos produtores de conteúdo, não limitados à grande imprensa. Paulo Nassar fala dos moveholders, no lugar dos conhecidos stakeholders de uma organização. Em um texto publicado pelo professor, ele explica: “O novo social é formado por moveholders, as partes interessadas que se agrupam em redes sociais, blogs, flash mobs, entre formas de comunicação digital e híbridas (digitais e analógicas), e que não são apreendidas pelas velhas segmentações de relações públicas, como as dos stakeholders, conceito definido por R.Edward Freeman, no século passado”.

Abordando as temáticas com maestria, Nassar trouxe acima de tudo a reflexão sobre o nosso papel no contexto atual da comunicação empresarial. Precisamos enxergar o processo de comunicação como um todo, valorizando no relacionamento e na comunicação os ambientes comportamentais, econômicos, históricos, políticos, sociais e tecnológicos do ambiente de trabalho. Sobre as mensagens produzidas, ele destacou novamente a comunicação pela educação – devemos levantar os questionamentos: a informação chegou; foi entendida; foi aceita e, principalmente, foi implantada? A partir destes aspectos (aquisição, aceitação, interpretação e implementação) podemos saber se a comunicação teve transcendência, uma vez que somente assim poderá ser excelente.

Parabéns ao professor doutor Paulo Nassar pela palestra de abertura do curso de Comunicação Empresarial. Acredito que os presentes tiveram uma manhã muito produtiva nesse evento. Para os que não tiveram a oportunidade de participar, o curso terá continuidade no próximo dia 15 de agosto, com o tema Endomarketing. A aula será ministrada por Saul Bekin, consultor empresarial e professor do MBA Aberje.

Taís Machado
Diretoria de Comunicação

5 comentários:

Marina disse...

E o mundo da comunicação sempre em evolução, moveholders é novo para mim =D. Adorei o texto e as novidades abordadas. Parabéns. Continuem postando, acompanho sempre.

Grupo AGR disse...

Olá Marina!
Pois é... O termo também foi novidade para mim! Por isso é tão importante estarmos atentos às palestras, cursos, publicações, textos, entre outros conteúdos do mundo da comunicação. É exatamente esse o nosso papel de educomunicadores!
Obrigada por acompanhar nosso grupo e blog!

Abraços,
Taís Machado

Renato Belinelli disse...

Termo novo, mas totalmente coerente. A comunicação vem se transformando cada vez mais e por isso o Grupo AGR ( representado aqui pela Taís ) está de parabéns por este post que mostra a importância de não nos restringirmos apenas ao conhecimento fornecido no ambiente das salas de aula. Valeu AGR !!!E parabéns ao professor pela explanação.

Klaus disse...

Sensacional! Nós bixos, ainda patinando nas matérias introdutórias, gostamos de informações que nos possam dar noções de como as coisas funcionam no mercado. Parabéns pelo post =)

Lidia Wagner disse...

Ótimo texto! Muito bom essa evolução da comunicação, cada vez mais pautada na informação digital e, como a Marina disse, "moveholders" é mais uma novidade nesse meio! Muito bom mesmo, adorei!

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário