Projeto Recicla Bauru



A falta de uma estrutura adequada para o destino do lixo e a ausência de políticas públicas que incentivem a reciclagem são problemas antigos que afetam a maioria das cidades brasileiras. Atualmente apenas 2 % de todo lixo gerado no país é reciclado ou reutilizado, e esta situação ainda pode piorar! Devido à expansão econômica e o relativo aumento do poder aquisitivo dos brasileiros, percebemos também um aumento no consumo de produtos industrializados. Estes produtos possuem embalagens pesadas como latas e garrafas, aumentando assim a quantidade de lixo gerada por cada brasileiro, que hoje está acima de 5 kg por dia.

O cenário bauruense não é muito diferente, atualmente apenas 5% do lixo reciclável produzido na cidade é destinado corretamente. Bauru possui apenas uma cooperativa de lixo, que não consegue atender as necessidades do município. Ou seja, a realidade é que nem o lixo doméstico que é separado pela população e coletado pela prefeitura consegue ser efetivamente reciclado ou reutilizado.

Este problema municipal e suas implicações não são novidades no nosso país, a questão central deste sistema é a forma como podemos encará-lo e o que pode ser feito para melhorar esta situação. Analisando todo este ambiente o Grupo AGR iniciou um projeto de reestruturação da reciclagem da cidade, partindo do princípio de que não precisamos de grandes investimentos ou aumento de verbas municipais destinadas a este fim. A solução muitas vezes é reorganizar a estrutura administrativa e a logística do município, que pode ser solucionada através de pequenas iniciativas provenientes da população e do setor público. Os projetos devem ser práticos, visando de forma estratégica atender às necessidades da cidade.

Este projeto é uma idéia antiga do grupo e foi estimulado através do Coletivo Ativista, grupo que busca capacitação de jovens para a incidência política e social de diferentes cidades do país. Este coletivo é liderado pela Amarribo JR(Ribeirão Bonito), Rede Sou de Atitude(Belo Horizonte) e Oficina de Imagens(Natal). Neste coletivo as ONGs e instituições participantes buscam incidir de forma participativa para que possam desenvolver ações que estimulem o desenvolvimento de sua cidade. Já no caso de Bauru, o Grupo AGR optou por trabalhar com a questão ambiental e os problemas com a reciclagem do lixo.

O projeto tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema de reciclagem de Bauru. Desta forma dividimos as ações em algumas etapas iniciais: o levantamento de dados e informações do município, a mobilização e a conscientização da população bauruense sobre o tema e a criação de novas cooperativas e pontos de reciclagem. Em paralelo a essas etapas, o grupo busca a criação de ações que legitimem e perpetuem a iniciativa do projeto, que podem ser asseguradas pela criação de uma política pública, lei municipal, novas diretrizes do executivo, entre outros.

Atualmente o grupo está levantando os dados sociais e políticos da cidade e mapeando os galpões, catadores e pontos de coleta existentes em Bauru. Esta fase é primordial para que o grupo possa alinhar seus objetivos com a realidade e as necessidades do município visando potencializar a segunda fase do projeto que busca o contato, a capacitação e a criação de novas cooperativas e associações de catadores.

Além da criação de novos empregos e a possibilidade de incremento na renda de populações carentes, buscamos que os cidadãos bauruenses conscientizem-se e compartilhem sobre a questão do lixo, estimulando assim os munícipes a participarem e se envolverem em outras questões da cidade sejam no âmbito social, político ou ambiental.

Quer apoiar essa iniciativa?
Participe do grupo de discussão RECICLA - BAURU no facebook ou apoie nossa proposta no Cidade Democrática.


Ítalo Carvalho
Diretoria de Projetos

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

:e:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário