Cerrado em situação crítica

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e conhecido como as “savanas brasileiras”. Ele constitui um dos seis grandes biomas brasileiros. Originalmente a área do Cerrado era de 2 milhões de km², abrangendo dez estados do Brasil Central e estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam nessa área. A característica principal do solo desta área é o solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio. A maioria das plantas tem aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação de floresta. Infelizmente, hoje em dia restam somente 20% da área inicial.

Alguns anos atrás a mineração favoreceu o desgaste e a erosão dos solos. Nos últimos 30 anos, a pecuária extensiva, as monoculturas e a abertura de estradas destruíram boa parte do cerrado. Outro fato que se destaca é a agricultura mecanizada de soja, milho e algodão, que começa a se expandir principalmente a partir da década de 80. Hoje, menos de 2% está protegido em parques ou reservas.

Entretanto, o desmatado Cerrado brasileiro possui uma lei de proteção própria (Lei N° 13.550, de 2 julho de julho de 2099). “A lei dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Cerrado...”. Como podemos perceber essa lei é tardia e conseguiu salvar apenas uma pequena parte de um importante bioma brasileiro porém a “lei do cerrado” ainda possui mais alguns obstáculos pela frente. Um bom exemplo de obstáculo a ser vencido é o local onde o próprio Grupo AGR atua, a cidade de Bauru.

O principal inimigo da “lei do cerrado” em Bauru é o desenvolvimento econômico da cidade. O diretor do Ciesp em Bauru, Domingos Malandrino, defende a revisão da lei para que indústrias possam expandir ainda mais seus setores e também para atrair novos empreendimentos para a cidade. A proposta de revisão da lei ainda é apoiada por alguns vereadores da cidade. Ou seja, o maior grupo industrial da cidade e mais alguns vereadores estão agrupados para mudar uma lei municipal (tendencioso, não?).

Esse caso tem acontecido exatamente nessas últimas semanas e por pressão da opinião pública e de algumas ONGs - como SOS Cerrado, Vidágua e BATRA - acontecerá na próxima terça-feira (06/09/2011), às 18h, uma audiência pública na Câmara Municipal de Bauru (Praça Dom Pedro II, 1-50 – Centro). Antes da audiência, às 17h, o grupo que representa o movimento "Acorda Bauru - Proteja o Cerrado!" se reunirá em frente à Câmara para discutir idéias antes de debater com os representantes do governo. Essa será a oportunidade da população em geral, dos ambientalistas e de qualquer cidadão interessado na preservação do meio ambiente discutir e ouvir as opiniões dos que são a favor ou contra o afrouxamento da lei do cerrado.

É importante compreender que essa audiência pública é uma oportunidade dos cidadãos da cidade exercerem seus direitos e não deixarem que a iniciativa privada influencie o poder legislativo mais uma vez contra o meio ambiente brasileiro.

O Grupo AGR espera que a mobilização social e a justiça possa ajudar o cerrado a não desaparecer! Participe deste debate!

Link do protesto no facebook: http://www.facebook.com/event.php?eid=238439786199445


Renan França

Diretoria de Comunicação


0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário