FESTA ANUAL DAS ÁRVORES

Este Blog é Verde!

O tema sustentabilidade, em pauta nos mais diversos países do mundo, possui diversas vertentes, como social, econômica, política. Contudo, como já foi relatado em postagem anterior, quando se pensa no tema o que primeiramente nos vem à cabeça é a preservação da natureza, isto é, Sustentabilidade Ambiental, que consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e demais espécies.

A dois dias da primavera, estação marcada pelo renascer da natureza e o início de um novo ciclo de vida, comemora-se a Festa Anual das Árvores (Dia da Árvore) nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A data foi instituída em fevereiro de 1965 a partir do Decreto Federal nº 55.795 e, conforme previsto no Art 3º, é celebrada em datas distintas no território brasileiro, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do país.

É amplo o significado existente em uma árvore. Ela é um ser vivo como nós, e, portanto nasce, cresce e morre. Também luta para sobreviver, instinto de toda criatura. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Além disso, protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há, ainda, as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.

Amazônia, caatinga, cerrado, pampa, pantanal, seja qual for o bioma ao qual pertence uma árvore ela tem de ser preservada. A cultura indígena brasileira exaltou as belezas naturais do país e legou cuidados com o meio ambiente e a importância da preservação deste. Cultivavam respeito e amor em especial pelas árvores, abundantes em todo o território nacional. Contudo, a ambição portuguesa, a industrialização, o avanço da fronteira agrícola e da pecuária colocaram abaixo grande parte deste tesouro natural, bem como a sua comercialização.

A Amazônia, por exemplo, abriga cerca de 33% das florestas tropicais do planeta e aproximadamente 30% das espécies conhecidas da flora e fauna. Hoje, diversas espécies, algumas nem sequer foram cientificamente identificadas, desapareceram da floresta, devido ao intenso desmatamento, cuja velocidade corresponde a mais de 350 mil km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano!

Diversas ações foram programadas para o dia de hoje, em especial o plantio de árvores. Como ocorreu hoje pela manhã na cidade de Bauru.

Ainda há tempo para você plantar a sua!

Confira algumas dicas no site


Clara Luise de Souza

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário