Setor 2.5 - empreendedorismo social

Um dos temas que devem crescer no debate a respeito de empreendedorismo, é o empreendedorismo social, ou setor 2.5. Refere-se ao trabalho do empreendedor voltado às transformações sociais, que podem ser lucrativos ou não e sustentáveis, atuando diretamente na mudança de vida de populações econômica e socialmente fragilizadas.

“O desafio é inovar os modelos de negócios e aplicá-los para

produzir os resultados sociais desejados com economia e eficiência.

Podemos criar uma alternativa poderosa: um setor privado movido pela consciência social, criado por empreendedores sociais".



Muhammad Yunus

Ganhador do Prêmio Nobel da Paz


As Empresas Sociais (Setor 2.5) são compreendidas principalmente por possuírem um claro objetivo social e serem conduzidas a partir de estratégias financeiras sustentáveis. Têm a vantagem de agregar a missão de melhoria social do 3º setor com a eficiência e estrutura típica do 2º setor. Existem alguns exemplos de empresas que atuam assim atuam como a Editora MOL (produtora da Revista Sorri), algumas ainda com o apoio do setor governamental, mas outras com a independência e autonomia da iniciativa privada.

O conceito de Empresas Sociais é baseado em organizações que seguem estratégias com ou sem fins lucrativos para solucionar problemas sociais. Mas esse conceito ainda levanta um questionamento: quem são essas empresas sociais? Empresas de economia solidária ou empresas de inserção, ou ainda as ONGs tradicionais? Mesmo que não haja uma definição exata ainda para esse projeto tão recente, é consenso que o fator principal dessas organizações é que tenham como missão principal a transformação social. O Projeto Setor 2.5 delimitou a partir do estudo de organizações caracteristicamente sociais um quadro dessas características tanto sociais quanto econômicas que sevem ser compreendidas nesse setor:

1. Possuir claramente um propósito social: a missão da organização deve basear-se em objetivos sociais e sua gestão deve ser orientada para esse fim. (Mission driven organisation)

2. Adotar estratégias de negócios: a atividade-fim da empresa deve ser geradora de renda para a organização, assim como deve ser a principal ferramenta da organização para atingir seu propósito social.

3. Possuir maior parte do quadro de funcionários como assalariados: essa questão está relacionada a sustentabilidade do negócio, uma vez que não conta com subsídios de mão-de-obra voluntária como acontece com muitas organizações sem fins lucrativos.

4. Permitir a distribuição de lucros: neste quesito há certa diferença conceitual com algumas instituições. Para muitos, a distribuição de lucros deve ser limitada ou não deve existir. Aqui, defendemos que, tirada a parcela reinvestida, a distribuição de lucros pode ser parcial ou total conforme estabelecido pela empresa. Ao analisar o setor, percebe-se que as empresas sociais muitas vezes assumem estruturas híbridas para potencializar seus impactos.

5. Processo de tomada de decisão baseado no propósito social: com isso pretende-se garantir que questões econômicas não sejam postas em primeiro plano quando da tomada de decisão. Garante-se assim o comprometimento da empresa com seu objetivo social. Os parâmetros para tomada de decisão devem ser orientados pelo crescimento do impacto social e não do lucro econômico.

6. Mensuração do sucesso pelo impacto social: como todo negócio, precisa haver indicadores e processos de mensuração do impacto social da organização. Do mesmo modo que empresas tradicionais utilizam indicadores como vendas, lucro, market-share, etc, os negócios sociais precisam medir seu desempenho pelo seu propósito: impacto social.

Fonte: Fernando Mistura “The 2.5 Sector Project”



As transformações e necessidades sociais fazem com que cada vez mais o campo de atuação para esse empreendedorismo social cresça e gere frutos importantes. A fusão entre 2º e 3º setor tende a excelência, vamos ficar de olho no que vai acontecendo! Veja um pouquinho do documentário sobre o assunto:


Mariana Lorencinho
Diretoria de Projetos


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