Energia limpa no Brasil




O avanço, por vezes desenfreado da tecnologia somado à ganância dos industriários e das grandes empresas por maior produção sem pensar nas conseqüências para o meio ambiente só vem crescendo à medida que o tempo passa.

A energia mundial é em sua maioria gerada por fontes tradicionais de combustíveis fósseis não renováveis tais como petróleo, gás natural e carvão mineral que poluem e provavelmente, em um futuro próximo devem ser substituídos por fontes limpas de energia. Essa extração de energias renováveis e limpas que englobam fontes como biomassa, solar e eólica é a saída para mantermos a produção mundial sem prejudicar tanto o meio ambiente. Devemos atentar para esses tipos alternativos de extração e relacionar-se com a natureza de maneira a preservá-la, entendendo o funcionamento e o baixo custo desse tipo limpo de energia que além de causar menores danos ao planeta possui eficiência comprovada.

Segundo a ONU, atualmente menos de 40% da população mundial não tem acesso a formas limpas de geração de energia. Segundo os especialistas da Organização das Nações Unidas três bilhões de pessoas no mundo dependem de modelos energéticos “sujos” como madeira e carvão para suprir suas necessidades e afirmam que a única saída para salvar a natureza seria uma revolução nos moldes de extração de energia, a criação de uma energia universalizada que fosse limpa e sustentável.

http://www.youtube.com/watch?v=oVacQUTKkas

No Brasil, temos o seguinte quadro: o potencial para a adoção desse tipo de energia “nova” é gigantesco dado o enorme território nacional junto às favoráveis condições climáticas. Porém o investimento em instalação desses novos modelos de se extrair energia vem sendo pequeno no nosso país. Nossa esperança é a pesquisa que vem sendo desenvolvida por estudiosos brasileiros: eles vêm empregando seus esforços no que diz respeito à extração de energias com fontes limpas e renováveis como, por exemplo, a utilização da mamona para a produção do biodiesel, uma grande promessa para o futuro que gera pouca poluição e seria uma alternativa bastante viável em uma eventual crise do petróleo.

Com o governo apoiando a sociedade – incentivada pelas permutas oferecidas pelo crescente potencial brasileiro em economia solidária – podemos atingir níveis consideráveis em eficiência na extração e, principalmente na re-utilização de energias alternativas. É um rumo onde nosso país pode visar novos horizontes com grandes chances de se consumar como um dos países que mais aproveitam energia sem destruir o meio ambiente.


Rodolfo Garcia

Grupo AGR


0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário