Dia Internacional contra a Corrupção


Em 9 de dezembro de 2003 foi assinada por diversos países a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, na cidade de Mérida – México. A partir de então foi instituído o Dia Internacional contra a Corrupção, que tem como objetivo o fortalecimento da cooperação internacional para a prevenção e o combate à corrupção no mundo.

Em uma mensagem oficial publicada hoje pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, ele afirmou:
“Quando os fundos essenciais para o desenvolvimento são roubados por indivíduos e instituições corruptos, são os mais pobres e vulneráveis que são roubados de oportunidades de educação, cuidados de saúde e outros serviços essenciais.”

A partir de sua fala, é possível traduzir grande parte dos males que a corrupção traz para nossa sociedade, uma vez que pode ser apontada como uma das causas decisivas da pobreza no país. A corrupção compromete a nossa realidade e das gerações futuras sendo, portanto, fundamental o seu combate.


No Brasil foi criada uma campanha permanente em âmbito nacional, a partir do Ministério Público brasileiro. A campanha, denominada “O que você tem a ver com a corrupção?”, visa o combate à corrupção através da educação das gerações futuras, do incentivo das denúncias populares e da efetiva punição de corruptos e corruptores.

A idéia partiu de um Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina - Affonso Ghizzo Neto – e foi lançada em âmbito estadual em 27 de agosto de 2004, com o objetivo de conscientizar toda a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, sobre o valor da honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter.

Foi então que em 2008, iniciou-se a nacionalização da campanha. Isso só foi possível com o apoio efetivo do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), ganhando força com o ato nº 001/2008 do CNPG, que determinava a institucionalização da campanha no âmbito dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal. O lançamento nacional oficial ocorreu em Brasília no dia 16 de março de 2008.

No site oficial da campanha, pode ser encontrado o texto:
“A corrupção é um mal que afeta toda a sociedade, pois arruína a prestação dos serviços públicos e o desenvolvimento social e econômico dos países, corrói a dignidade dos cidadãos, deteriora o convívio social e compromete a vida das gerações atuais e futuras. A luta contra a corrupção exige uma mudança cultural e de comportamento de cada cidadão, porque uma sociedade só se modifica quando os indivíduos que a compõem se modificam. Isoladamente, pode parecer difícil, mas com o comprometimento e esforços de todos é possível detê-la.”

Devemos acreditar que a partir do envolvimento e da luta de todos, é possível modificarmos a realidade de nosso país. Diariamente nos deparamos com notícias sobre corrupção em diversas localidades do Brasil. E qual o nosso papel neste contexto? Necessitamos de um maior envolvimento dos cidadãos nas discussões e proposições de medidas preventivas e combatentes deste mal. Podemos fazer nossa parte sendo íntegros e éticos, não nos omitindo diante da corrupção, lutando pelos nossos sonhos e conscientizando novos grupos sobre sua importância. Afinal, o que você tem a ver com a corrupção? Tudo!

Taís Machado
Diretoria de Comunicação

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário