Fim de Ano Sustentável




O final do ano traz consigo muitos aspectos bons, otimismo e retrospectivas. Nessa época de festividades, milhares de pessoas vão às compras para o Natal, planejam suas comemorações, e, quando chega o Reveillon, é comum nos depararmos com pessoas refletindo sobre o ano que passou, lamentando as resoluções que não foram cumpridas durante os doze meses, e criando novas metas para o ano que está por vir, sempre com muito determinismo. Emagrecer, viajar mais, passar mais tempo com a família... são inúmeros os desejos, entretanto, nunca lembramos da sustentabilidade. Ser mais verde, reciclar mais, consumir menos exageros? Quase impossível ver tais desejos em uma lista de resoluções.

O Brasil, contudo, é um dos poucos países que vem focando neste aspecto. Antes mesmo de chegar 2012, a meta é produzir o Reveillon de Copacabana de maneira mais sustentável. A queima de fogos desse ano será temática e com diferentes fases, dentre elas: Energia Solar, Água, Fauna e Flora, contando assim com formas, cores e características distintas em cada etapa. Além da temática do meio ambiente, os fogos serão neutralizados por meio de mudas nativas da Mata-Atlântica que serão plantadas na Bacia do Rio Guandu em fevereiro de 2012.

A produção, montagem e desmontagem do evento contará com ações sustentáveis, ao mesmo tempo em que as lonas utilizadas serão reaproveitadas e transformadas em materiais escolares. Haverá, além de sustentabilidade, ações culturais e de inclusão social, como por exemplo, a participação de jovens de comunidades do Rio de Janeiro trabalhando para o evento, ou mesmo a parceria com diferentes ONGs, como a “Rede Asta” e a “TemQuemQueira”.

O ano de 2012 para o Brasil já começará com questões sobre o meio ambiente. A Rio+20,conferência mundial das Nações Unidas, acontecerá no Rio de Janeiro ano que vem. Além disso, uma grande meta para nosso país nos próximos anos será na produção da Copa do Mundo de 2014, que visa ser ‘verde’ e cumprir com todas as exigências de sustentabilidade ambiental, como a limitação de resíduos, reaproveitamento de água, entre outros, como a instalação de uma usina elétrica solar no teto de um estádio brasileiro, primeira vez no Brasil e visando a geração de energia limpa.

E você, neste fim de ano, não pensa em ser mais sustentável? Quais seriam suas resoluções para contribuir para o meio ambiente, mesmo que pequenas?

Confira abaixo dicas para festividades mais verdes e com menos exageros, além de mais informações sobre o Reveillon de Copacabana e da Copa do Mundo de 2014:

- 8 dicas para um Natal mais sustentável - http://migre.me/7eTlb

- Dicas de como fazer compras mais sustentáveis - http://migre.me/7eTnk

- Trocas de roupas poder ser maneira mais sustentável de consumir - http://migre.me/7eTpQ

- Réveillon de Copacabana terá ações sustentáveis dando largada à Rio+20 - http://migre.me/7eTuz

- Brasil se prepara para fazer Copa do Mundo Verde em 2014 - http://migre.me/7eTxo




Kely Val

Diretoria de Projetos

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário