SWU - Começa com você

O SWU – Starts with you é um festival de música e sustentabilidade que conta com várias atrações musicais, além de fóruns sobre sustentabilidade e exposição de obras de arte com materiais alternativos. No primeiro ano, em 2010, o festival ocorreu na Arena Maeda em Itu e contou com barracas que incentivavam a troca e o consumo consciente além de promover uma grande discussão sobre temas como degradação ambiental, desperdício de recursos naturais e reciclagem. Já em 2011 o festival aconteceu na cidade de Paulínia, mas não mudou seu foco, e seu público alvo – pessoas engajadas em questões sócio-ambientais e fãs de música em geral – continuou fiel ao movimento “começa com você”.



Muito se falou sobre esse conceito novo: sustentabilidade. Esse termo representa a preservação da vida acima do avanço desenfreado da tecnologia industrial. Sustentabilidade não se enquadra apenas ao mote ambiental, mas também diz respeito às questões sociais, econômicas e políticas. A ideia da sustentabilidade não é impedir o progresso, tampouco deixar de lado o meio ambiente e construir sem consciência. Ser sustentável é buscar o equilíbrio das coisas naturais sem deixar de usufruir dos bens que o crescimento da tecnologia nos proporcionou.

Eduardo Fischer, publicitário e idealizador do festival firmou várias parcerias importantes com empresas de grande porte para viabilizar a presença de renomados músicos nos dois anos do festival. Entre essas empresas, destacam-se Oi, Nestlé, Coca-Cola e Heineken.

O plano de comunicação do evento foi aplicado amplamente nas mídias tradicionais como rádio, televisão e meios de comunicação impressos assim como em mídias alternativas, utilizando-se da internet e suas redes sociais para divulgação. Os publicitários contaram com a “ajuda” de insiders que são personalidades da internet como “bloggers” e “vloggers”. Essas personalidades da rede possuem grande número de seguidores e divulgaram de maneira massiva o evento. Com isso o evento inovador que pregava sustentabilidade foi bem aceito e ganhou muita popularidade. Além desses tipos já citados de marketing viral voltado para a divulgação do evento ocorreram também alguns flash mobs que tinham a intenção de promover o ideal de sustentabilidade através de ações instantâneas previamente organizadas. Um dos flash mobs que fez muito sucesso e teve grande adesão do público foi o “Dia mundial sem carro” que sugeria à população utilizar, ao menos por um dia, meios de transporte que não poluíssem nem se utilizassem de energias ditas “sujas”.




Apesar da grandeza e da nobreza do ideal pregado pelo evento, algumas falhas, por vezes consideradas graves e extremamente prejudiciais à imagem do evento, foram apontadas, principalmente em relação à edição de 2010. Na entrada muitas filas, dentro do evento tumulto para ter acesso aos banheiros e no que tange à alimentação a crítica foi unânime: preços altíssimos na comercialização dos alimentos que ali estavam sendo vendidos. Mas o fator crucial que fez com que o SWU recebesse críticas pesadas foi o ambiental: presentes nos dias do evento não pouparam palavras para reclamar do lixo espalhado por todos os cantos; os indivíduos mais engajados com os ideais de sustentabilidade reclamaram da quantidade grande de lixo produzida por lá. A organização rebateu afirmando que havia sido firmada uma parceria com uma cooperativa de reciclagem que recolhia todo o lixo do recinto e o destinava corretamente para um trato adequado. É fato que a maioria da propaganda lançada sobre a responsabilidade sócio-ambiental do evento não foi praticada, porém não se pode negar que o SWU foi muito mais sustentável do que todos os outros eventos de grande porte realizados no Brasil.

É notável a evolução do evento de um ano para o outro, muitas ações mais elaboradas que não ficaram limitadas ao espaço físico do evento foram concretizadas além de contar com realização de uma produção inovadora: a Gincana Impacto Zero. Essa gincana teve como objetivo promover o SWU, além de incentivar ações de preservação ambiental através da participação de universitários em um reality show exibido pelo canal Multishow. Esses universitários deveriam elaborar projetos sustentáveis e a melhor ideia ganharia o montante de R$500 mil para seu desenvolvimento. A coordenadora da competição Marcella Silveira afirma em site de notícias que “quando começamos a competição, não esperávamos encontrar tamanho engajamento de jovens com o tema sustentabilidade. Foi uma surpresa positiva, tanto que no próximo ano a gincana Impacto Zero está garantida”. Nessa edição, após quatro meses de “disputa” os vencedores foram estudantes da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL com um projeto de um aerogerador sustentável, composto por pás de plástico obtidas a partir da reciclagem de garrafas PET.




Como era esperado o evento se comprometeu em divulgar um relatório sócio-ambiental para que os impactos causados por ele fossem avaliados pelos grupos de interesse e pela sociedade como um todo. O relatório sobre o festival de 2010, apesar da demora, foi divulgado e pode ser encontrado no site oficial do evento. Espera-se que o relatório de 2011 chegue rápido até o público e traga informações positivas sobre o balanço ambiental do evento. As grandes atrações musicais que se apresentaram em ambas as edições roubaram, sem sombra de dúvida, a cena, mas já é possível afirmar que o SWU é um grande evento e tem tudo para se “sustentabilizar” cada vez mais com o tempo. Cada passo que vai sendo dado rumo ao consumo consciente vai fazendo com que o festival, o país e o planeta cresçam, finalmente, com sustentabilidade. Começa com você, com seus amigos, sua família e todo mundo que tem vontade de viver em um mundo melhor.




Rodolfo Garcia
Diretoria de Comunicação.








0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário