Boas iniciativas - Um teto para meu País


Um Teto para meu País (UTPMP) é uma organização latino-americana sem fins-lucrativos, formada em sua maioria por jovens universitários voluntários e profissionais, os quais trabalham em assentamentos irregulares e favelas para melhorar a qualidade de vida das famílias que residem no local.

Segundo o site da ONG, sua Missão é “melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem em situação de pobreza por meio da construção de casas emergenciais e do desenvolvimento de planos de habilitação social a partir do trabalho conjunto entre jovens voluntários universitários e a comunidade. Queremos denunciar a realidade dos assentamentos precários em que vivem milhões de pessoas na América Latina e envolver toda a sociedade, fazendo com que todos se comprometam na tarefa de construir um continente mais solidário, justo e sem exclusão.”.

Sua Visão ainda vai além: “uma América Latina sem extrema pobreza, com jovens comprometidos com os desafios próprios de seus países em que todas as famílias tenham uma moradia digna e possam ter acesso a mais oportunidades para melhorar sua qualidade de vida.”.

A organização nasceu no Chile em 1997, através da iniciativa do sacerdote jesuíta Felipe Barríos. A expansão da UTPMP começou em 2001, com o apoio do Fundo Multilateral de Investimentos e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Hoje, a ONG está presente em 19 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Panamá, Peru, Republica Dominicana, Uruguai e Venezuela) que com a ajuda de 400.000 jovens voluntários já construiu 82.500 moradias de emergência, possui 47 escritórios e 400 membros remunerados.

No Brasil, o Teto foi fundado no ano de 2006, em São Paulo e desde então já foram construídas 1.000 moradias, 4.000 voluntários foram mobilizados, 150 voluntários trabalham no escritório e são 12 os diretores e subdiretores remunerados.

O trabalho da organização acontece em três etapas. A primeira é construir casas de emergência, esse processo estabelece o primeiro vínculo com os moradores da comunidade, permitindo que se possa fazer um trabalho posterior, permanente com as famílias. Essas casas de emergência tem durabilidade de 5 anos, 18 metros quadrados e são de madeira pré-fabricada, elas podem ser construídas em 2 dias com a ajuda de 8 a 10 voluntários em conjunto com a família beneficiada.

A segunda etapa é chamada de Habilitação Social. O objetivo dessa fase é gerar estratégias através do trabalho permanente de voluntários, desenvolver diferentes planos para fortalecer a comunidade e ajudá-los a seguir adiante a partir de sua própria realidade. São quatro os principais focos de ação:

Plano de educação: realização de programas de nivelamento escolar, para crianças e jovens, e planos de alfabetização para adultos.

Capacitação em ofício: Capacita os moradores da comunidade em distintos ofícios e ferramentas que aumentam sua produtividade incrementando suas possibilidades de geração de renda.

Plano de saúde: busca uma mudança nas famílias da comunidade atendida, no sentido de que eles tenham um estilo de vida mais saudável. Além disso, pretende potencializar a prevenção e vinculá-los com redes de apoio.

Plano de fomento produtivo (microcrédito): procura contribuir com o desenvolvimento de empreendimentos por meio de microcrédito e capacitações na formação de novos negócios.

A terceira e última etapa do projeto é chamada de Comunidade Sustentável e seu objetivo é que todos os que vivem em situação de extrema pobreza tenham acesso a novas oportunidades, e assim, tenham melhor qualidade de vida. Após a construção das casas e da Habilitação Social, a ONG apoia o desenvolvimento da comunidade para que estes exijam seus direitos através da consolidação de sua identidade, da organização, da participação social e da autogestão.

Quer ser um voluntário e receber informações sobre as próximas construções? Inscreva-se aqui.

Confira também a segunda edição da revista trimestral Realidad "Historias de vida que construyen país" do Un techo para mi País Colombia.



Mayra Gianoni
Diretoria de Projetos

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário