Dia do Planeta Terra


No último dia 22, comemorou-se o “Dia do Planeta Terra” (em inglês “Earth Day”), data mundial para a celebração e conscientização de nosso planeta. A falta de divulgação e exposição da data comemorativa pela mídia faz com que, infelizmente, muitos nem sequer saibam da existência de tal dia.

O “Dia do Planeta Terra” surgiu em 1970 através então senador norte-americano Gaylord Nelson, que realizou o primeiro protesto nacional contra a poluição, à fim de criar uma agenda ambiental sobre a questão e maior conscientização dos governos. O sucesso possibilitou grande avanço no tema, com os Estados Unidos criando por pressão norte americana a ‘Agência de Proteção Ambiental’ e em 1972 a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente - ‘A Conferência de Estocolmo’. Desde então, a partir de 1990, cada vez mais países adeptos foram se incorporando ao movimento, se tornando esta atualmente uma comemoração e conscientização em âmbito mundial.

As comemorações são diversas ao redor do mundo, promovendo o respeito pelo dia e a responsabilidade ambiental pelas mais diferentes culturas. Confira aqui a trajetória da data desde 1970 até hoje e suas manifestações pelos mais diversos países e pessoas.

O filme “Um dia na Terra”, feito em 2010, foi para a comemoração desta, e pode ser visto aqui.

Há também a campanha “Renewable Energy for All” que aproveitou o ‘Dia do Planeta Terra’ para promover o aproveitamento das energias renováveis e assim conseguir o apoio necessário para exigir resultados e avanços significativos nesse sentido na ‘cimeira Rio +20’ que acontecerá em junho agora no Brasil.

A iniciativa deste dia é, primeiramente, despertar a consciência da população sobre os temas ambientais e abrir discussões em todo o mundo sobre a importância da preservação e o que podemos fazer para colaborar com o meio ambiente. Um dia para parar e pensar no que fizemos ou deixamos de fazer por nosso planeta até hoje, e como podemos começar a contribuir mais, não somente em um dia do ano, mas em todos os outros 364 dias, em nossa rotina.


E você, já parou para pensar nisso?




Kely Val
Diretoria de Projetos

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário