Procedência dos plásticos



Certamente você já notou que nos plásticos, como os de garrafas, copos descartáveis, potes para margarina, embalagens de sucos, potes de iogurte, embalagens de produtos de limpeza, etc. Existe uma numeração em um triângulo correto?

Mas, você sabe o que ele significa? Se sim, ótimo, mas, se não vamos explicar. Essa numeração significa a procedência do plástico. Sabe-se que todo tipo de plástico é polímero. Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Trata-se de macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores - os monómeros.

Entretanto, precisamos saber sobre essa procedência, pois o Bisfenol A presente no plástico de embalagens de alimentos em geral, óculos de sol e cd’s é nocivo a saúde. 

Traremos todas as classificações para que você possa entender:

1. As embalagens PET, identificadas pelo número 1, são feitas a partir do Polietileno tereftalato. São empregadas em garrafas para água mineral e refrigerantes. 

2. A sigla PEAD (Polietileno de Alta Densidade) é referente às embalagens para produtos químicos domésticos (limpeza). 

3.  Os plásticos PVC (Policloreto de vinila), também identificados por V, são empregados em tubos e conexões para água, lonas, calçados, brinquedos, bolsas de sangue e soro, brinquedos, etc. 

4. O Polietileno de baixa densidade (PEBD) é o polímero usado para produzir sacos de lixo, filmes em geral, entre outros. 

5. A sigla PP identifica o Polipropileno, os plásticos com esta classificação podem ser usados para fabricar embalagens para margarina, seringas descartáveis, utilidades domésticas. 

6.  O Poliestiremo, representado pela sigla PS, tem uma vasta utilização, é empregado no feitio de cabines de TV, copos descartáveis e embalagens em geral. 

7.  A classificação 7 é para as resinas plásticas, entre elas podemos citar o PC. 

Este é o que trás perigo a nossa saúde.  O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA). Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes. Se for, por exemplo, aquecer seu almoço no micro-ondas e utilizar um recipiente tipo 7 termoplástico, substâncias tóxicas serão transferidas mais facilmente para o alimento. Portanto, cuidado ao escolher as embalagens plásticas de sua cozinha. 

Agora ficou mais fácil identificar e saber sobre as procedências dos plásticos. Vamos sempre manter esses recipientes limpos para que possamos reciclá-los. 


Vinícius Ferreira
Diretoria Administrativa

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário