Diversidade cultural. E eu com isso?


Cultura pode ser vista como o conjunto de características específicas que diferenciam um grupo do outro. Grupos podem ser: nacionais, étnicos, organizacionais, sociais, religiosos etc. A globalização gera a troca de informações de maneira rápida e desenfreada, mas cada cultura sofre sua influência de maneira diferente.

A manutenção da diversidade cultural depende da capacidade dos povos de estabelecer diálogo entre as diferenças. O diálogo intercultural se apresenta como fator chave para preservação cultural. Para que o diálogo seja bem sucedido é preciso levar em conta que as culturas não são engessadas, como se fosse possível definir uma fronteira entre cada uma delas. É difícil saber onde termina e começa outra cultura.
 
Lidar com as diferenças é reconhecer que elas existem sem desejar que sejam diminuídas ou derrubadas, buscando o reconhecimento do outro. As interações interculturais dependem ainda de outros aspectos mais profundos inerentes a cada cultura - línguas, modos de trabalho, costumes, hábitos, valores.
 
 
O diálogo é a comunicação entre indivíduos. Entretanto, culturas não são indivíduos, isso significa que culturas não conversam entre si, mas sim os indivíduos que vem de cada umas delas. Por esse motivo, entram em jogo a percepção e interpretação de cada um sobre a sua cultura e também sobre a cultura do outro. Cada um tem sua própria visão, que é composta por sua cultura e experiências pessoais.
 
Cada indivíduo, assim como as culturas, reage de maneira diferente a esse relacionamento intercultural. Alguns tomam a nova cultura como sua própria, outros não aceitam qualquer dos novos costumes. Essa adaptação vai criando novos jeitos de agir - novas culturas.
 
Existem diversas visões sobre as consequências da diversidade cultural, uns afirmam que esta pode trazer diversos benefícios à sociedade, pois favorece a troca do que há de melhor em cada uma das culturas. Outros afirmam que pela troca focar no que há de diferente entre as culturas, muitas vezes, o que temos em comum, principalmente como seres humanos, é esquecido, gerando discórdia e tensões.
 
Esses desentendimentos podem surgir quando visitamos outro país ou tentamos nos comunicar em outra língua, mas também podem ocorrer choques maiores como guerras religiosas ou movimentos separatistas.
O que precisamos entender é o nosso papel, por menor que seja para diminuir os choques culturais e promover a diversidade como uma troca de experiências e costumes. Entendendo o outro através da perspectiva dele mesmo, sem o nosso próprio pré-conceito.
 
Podemos iniciar com nossa cidade, estado ou país. Pensar na diversidade de culturas que interagem todos os dias e quais suas peculiaridades, o porquê delas serem assim, e, desse modo, adquirir a capacidade de respeitar os demais e utilizar o conhecimento dos outros para aprimorar nossa própria criatividade.
 

“O indivíduo que viaja o mundo, mas que não vive a diferença do mundo é apenas um viajante sedentário, que não muda os seus hábitos e que não se confronta com o novo” Lívia Barbosa
 
 
 
 
 
Mayra Gianoni
Diretoria de Projetos

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário