Energia e Consciência



Desde 2001 o consumo energético residencial só aumentou no Brasil. Diante de uma situação crítica na questão da produção de energia no mundo, atitudes devem ser tomadas em relação a esse consumo exagerado que aumenta com a crescente sociedade tecnológica.

Pesquisadores e cientistas já estão se mobilizando em relação a este assunto, e até mesmo agricultores e amantes da natureza estão agindo em prol da mesma e do bem estar das sociedades futuras.

No mês passado ficaram expostas em Madri, na Espanha, 20 modelos de casas ecológicas. O nome da competição é Solar Decathlon Europe, que teve sua primeira edição em 2010. Com o objetivo de incentivar a autoprodução de energia e a diminuição da emissão de resíduos nas residências, equipes da Europa, Ásia e Brasil montaram casas criativas e tecnologicamente inovadoras prezando pelo conforto, design, inovação e viabilidade de mercado.

Casã Campeã
A idéia da competição europeia é mostrar a possibilidade de adaptar casas ecológicas no ambiente urbano. 

As ideias são ótimas, porém ainda não são totalmente viáveis para toda a população, sendo alternativas geralmente caras.

Felizmente, para isso também já existem soluções testadas. Permacultura é o nome dado para o estilo de vida ecologicamente correto, praticado em muitas ecovilas no mundo todo. As pessoas utilizam a agricultura autosustentável para evitar o consumo de agrotóxicos, materiais como tijolos especiais para o aproveitamento máximo da luz solar e tratam com compostagem todo o resíduo produzido. Atualmente são técnicas mais utilizadas fora das áreas urbanas, mas nada nos impede de adaptá-las para as cidades mais desenvolvidas. O design e a arquitetura sustentáveis são o foco de tal prática, visando aproveitar tudo o que é dado pela natureza.

Casa de Permacultura
Aí estão exemplos reais de como ter uma vida mais sustentável. Mudar o modo de vida é difícil, porém como demonstrado no Solar Decathlon Europe, é possível ter conforto e ainda assim cooperar com o meio ambiente, afinal, tudo o que necessitamos vem da natureza, e é preciso cuidar dela.





Stella Sanches
Diretoria de Projetos

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário