O Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste - Intercom Sudeste 2011 -aconteceu dos dias 12 a 14 de maio, na Fecap – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo. O tema desse ano foi “Quem tem medo da pesquisa empírica?”, abordando em palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações de trabalhos temas relacionados à pesquisa empírica em comunicação na academia, no mercado profissional e nas experiências interdisciplinares.
A conferência de abertura foi feita por Sílvia Helena Simões Borelli, antropóloga professora de Ciências Sociais da PUC-SP; em seguida houve um show da banda Rodamundo. Contou também com palestras e oficinas de nomes importantes como Vera Íris Paternostro, gerente de desenvolvido de jornalistas da Rede Globo, Eliane Brum e José Castello.
Além das palestras, foram realizadas oficinas sobre as mais variadas temáticas de comunicação, entre elas podemos destacar as oficinas de Planejamento e negociação de mídia, ministrada por Filipe Vietri Crespo e a oficina de Marketing Esportivo ministrada pelo professor Dr. Ary Rocco.
Na oficina de Planejamento e Negociação de Mídia, ao tratar do planejamento e da forma de lidar com diferentes mídias existentes, o profissional Filipe Vietri conseguiu, de forma dinâmica, interagir com os alunos. Nós, divididos em grupos, éramos responsáveis por uma agência de comunicação fictícia e tínhamos que divulgar uma marca a um determinado público alvo. Para isso fomos instruídos a lidar com os cronogramas de veiculação (jornais, rádios, revistas, internet, TV etc), tabelas de preços/ serviços e outros meios desconhecidos pela maioria. A integração essencial entre diversos curso de comunicação ressaltou as diferentes visões e agregou experiências.
Ary Rocco destacou na oficina de Marketing Esportivo alguns pontos importantes do tema, como empresas que procuram aumentar seu reconhecimento utilizando o esporte como objeto. Segundo Rocco, desta forma a empresa tem sua marca ligada diretamente à emoção e paixão, o que diferencia a ferramenta de todas as outras possibilidades de comunicação. Empregar o marketing esportivo de forma eficaz traz os valores fundamentais do esporte de superação e liderança, repassando à empresa todos esses valores e atribuindo-lhe uma importante imagem de sucesso.
Além das oficinas, o Grupo AGR participou do evento apresentando o Projeto Assessoria de Comunicação ao Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, na Categoria de Assessoria Governamental. A possibilidade de trocar informações e conhecimentos com grupos tão variados e que se dedicam à mesma temática foi fantástica! A sala de discussões foi muito enriquecedora, possibilitando grande aprendizado com os outros grupos e principalmente com a banca, que tinha muita experiência a compartilhar.
Grupo AGR e membros da RPjr no Intercom Sudeste
Nós do Grupo AGR queremos parabenizar a FECAP e a Intercom pela organização do evento, somente temos elogios a todos vocês. Parabenizamos também a todos os alunos da Unesp de Bauru pelas apresentações de trabalho tanto no Intercom Jr, quanto no Expocom. Gostaríamos de destacar em especial a vitória da RPjr com o “Desafio Hora Extra” na categoria de eventos e a Jornal Jr na categoria de agência de jornalismo. Desejamos boa sorte para ambos na disputa do Intercom Nacional que ocorrerá em Recife, de 02 a 06 de setembro de 2011. Aguardamos mais uma vitória para a Unesp Bauru!
Mariana Lorencinho
Diretoria de Projetos
0 comentários:
Postar um comentário