Gerando impactos sociais: um novo conceito de negócios


Uma empresa que transforma lan houses em centros para educação à distância, uma operadora de turismo com o objetivo de conectar culturas diferentes para que pessoas e empresas possam compreender a realidade brasileira, gerando renda e inclusão social de comunidades carentes, um banco que oferece crédito, e não visa o lucro e sim o desenvolvimento social. Essas empresas são exemplos de negócios sociais no Brasil.

Os negócios sociais surgem da percepção do desequilíbrio social e são modelos que buscam desenvolver soluções de mercado que gerem impacto social. Esse impacto deve se dar através do core business da empresa, diferente de uma instituição que possui ações de responsabilidade social, pois a questão social é a parte central da operação do negócio.



Foto: Mamirauá, a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) implantada no Brasil, um dos destinos da operadora de turismo AOKA. Site AOKA


No artigo Negócios Sociais: um modelo em evolução, Vivianne Naigeborin afirma que os empreendedores da nova geração têm uma forte atuação nessa nova visão e, insatisfeitos com os modelos tradicionais, integram o “fazer bem” e o “ganhar dinheiro”. Também conhecido como setor 2,5 quando considerado um híbrido do segundo e terceiro setor, um negócio social deve gerar as próprias receitas, sem fontes externas de capital, como doações.

Este vídeo da Choice – movimento universitário voltado para os negócios sociais – ilustra como a primeira idéia de empresa social surgiu e explica como funcionam as empresas 2,5.





Saiba mais: Artemísia, Portal Negócios Sociais.com

Empresas citadas: CDI LANAOKABanco Pérola






Matheus Morais
Diretoria de Comunicação

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