RP: é aquele que todo mundo precisa


Qual estudante de Relações Públicas nunca ficou sem jeito ao responder a pior pergunta que estamos muito acostumados a ouvir: “O que um RP faz?”. Sim, essa frase já perturbou muita gente, mas, de uns tempos pra cá, isso tem mudado.

Campanhas como a Campanha conheça o RP, que visam mostrar a todos, de forma simplificada, o que o relações-públicas faz, estão em alta. Assessoria de imagem é uma função bem conhecida desses profissionais, então, nada melhor do que cuidar da própria imagem, não é mesmo?

Outro site que também mostra o papel e a importância dos RP’s nas empresas é o Todo mundo precisa de um RP, nele fica fácil descobrir os muitos porquês de se contratar um profissional para se preocupar com a imagem institucional, gerenciar crises, mídias sociais e tudo mais que um RP pode fazer.

Aquela pergunta que todos os estudantes de relações públicas tremem ouvir é respondida de maneira completa e satisfatória pelo vídeo a seguir: 


Bati um papo com o diretor da Todo mundo precisa de um RP, Guilherme Alf, que nos conta um pouco  sobre a agência, as expectativas, e o que esperavam como resultado com o vídeo.

Mariana: Vocês são uma agência de comunicação em geral ou apenas RP? Fale um pouco da agência, quem são, quais as expectativas e o que mais acharem interessante acrescentar.

Guilherme: Nós somos uma agência de Relações Públicas. Dentro dela temos um cardápio de soluções que se divide em "Comunicação" e "Relacionamento". Criei a Todo Mundo Precisa de um RP para solucionar problemas de comunicação que eu vejo todos os dias. Nossa responsabilidade é fazer a análise correta de cada cliente, pesquisar, entender, estudar, se aproximar e por fim, definir e implantar estratégias de comunicação que gerem resultados.

Mariana: O que motivou e o que vocês esperavam como resultados da ação de vocês?

Guilherme: Eu queria lançar a minha empresa e achava que eu mesmo poderia ser meu portfólio. Tinha certeza de que eu mesmo era o meu primeiro cliente e isso fez com que eu pensasse assim, me tratei como um cliente. Hoje, posso dizer: eu faço por você o que eu fiz por mim. O resultado foi surpreendente, principalmente na comunidade de Relações Públicas. Hoje (quarta, 20h) estamos com quase 9 mil acessos, muitos clientes ligando, muita coisa acontecendo para uma empresa que tem 2 dias. 

Mariana: Você já ficou embaraçado ao responder “O que um RP faz?”.

Guilherme: Sim, passei 4 anos da faculdade tentando responder isso. É realmente dificil, mas enquanto nós RPs não solucionarmos isso nós não podemos esperar do mercado uma receptividade boa. Se nem a gente sabe, como alguém vai nos contratar? Nós somos estrategistas e nós precisamos de uma estratégia para nós mesmos. 




Mariana Dornellas Pesquero
Diretoria de Projetos

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário