Qual estudante de Relações Públicas nunca ficou sem
jeito ao responder a pior pergunta que estamos muito acostumados a ouvir: “O
que um RP faz?”. Sim, essa frase já perturbou muita gente, mas, de uns
tempos pra cá, isso tem mudado.
Campanhas como a Campanha conheça o RP,
que visam mostrar a todos, de forma simplificada, o que o relações-públicas faz,
estão em alta. Assessoria de imagem é uma função bem conhecida desses
profissionais, então, nada melhor do que cuidar da própria imagem, não é mesmo?
Outro site que também mostra o papel e a importância dos
RP’s nas empresas é o Todo mundo precisa de um RP,
nele fica fácil descobrir os muitos porquês de se contratar um profissional
para se preocupar com a imagem institucional, gerenciar crises, mídias sociais e tudo mais que um RP pode fazer.
Aquela pergunta que todos os estudantes de relações públicas tremem ouvir é respondida de maneira completa e satisfatória pelo vídeo a seguir:
Bati um papo com o diretor da Todo mundo precisa de
um RP, Guilherme Alf, que nos conta um pouco sobre a
agência, as expectativas, e o que esperavam como resultado com o vídeo.
Mariana: Vocês são uma agência de
comunicação em geral ou apenas RP? Fale um pouco da agência, quem são, quais as
expectativas e o que mais acharem interessante acrescentar.
Guilherme: Nós somos uma agência de Relações Públicas.
Dentro dela temos um cardápio de soluções que se divide em
"Comunicação" e "Relacionamento". Criei a Todo Mundo
Precisa de um RP para solucionar problemas de comunicação que eu vejo todos os
dias. Nossa responsabilidade é fazer a análise correta de cada cliente,
pesquisar, entender, estudar, se aproximar e por fim, definir e implantar
estratégias de comunicação que gerem resultados.
Mariana: O que
motivou e o que vocês esperavam como resultados da ação de vocês?
Guilherme: Eu queria lançar a minha
empresa e achava que eu mesmo poderia ser meu portfólio. Tinha certeza de que
eu mesmo era o meu primeiro cliente e isso fez com que eu pensasse assim, me
tratei como um cliente. Hoje, posso dizer: eu faço por você o que eu fiz por
mim. O resultado foi surpreendente, principalmente na comunidade de Relações Públicas.
Hoje (quarta, 20h) estamos com quase 9 mil acessos, muitos clientes ligando,
muita coisa acontecendo para uma empresa que tem 2 dias.
Mariana: Você já ficou embaraçado ao responder “O que um RP faz?”.
Guilherme: Sim, passei 4 anos da
faculdade tentando responder isso. É realmente dificil, mas enquanto nós RPs
não solucionarmos isso nós não podemos esperar do mercado uma receptividade
boa. Se nem a gente sabe, como alguém vai nos contratar? Nós somos
estrategistas e nós precisamos de uma estratégia para nós mesmos.
Mariana Dornellas Pesquero
Diretoria de Projetos
0 comentários:
Postar um comentário