Rio+20

Inicia-se o ano de 2012, e nele o Brasil sediará um dos eventos (ou projetos) mais importantes de sustentabilidade já desenvolvidos, o Rio+20, datando 20 anos do Rio92, realizado na capital fluminense.

Estarão reunidos 193 Estados participantes da Organização das Nações Unidas – ONU - além de representantes de outros setores da Organização. A idéia veio do ex- presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, que em 2007 teve oportunidade e concretizou–a.

A Rio+20 acontecerá entre os dias 04 e 06 de junho, e dará ênfase a dois temas: “A economia verde no contexto da erradicação da pobreza”; e “ A governança internacional para o desenvolvimento sustentável”. Também serão abordadas outras questões já tratadas no Rio92, como:

- Declaração do Rio de Janeiro
- Agenda 21
- Declaração de Princípios sobre as Florestas
- Convenção sobre Mudança do Clima
- Convenção sobre a Diversidade Biológica


Embora haja dificuldades em implementar suas propostas, o Rio 92 é ainda referência no cenário político. “Os tratados e convenções são bons, mas faltam ser cumpridos. O Rio+20 se propõe a fazer o balanço dessas lacunas”, destaca Fernando Lyrio, chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério do Meio Ambiente.

Recorda-se que em 1992, a menina canadense Severn Suzuki, fundadora do movimento Eco - Organização Ambiental das Crianças que arrecadou dinheiro, juntamente com três amigos - Michelle Quigg, Vanessa Suttie e Morgan Geisler, viajou para o Brasil para reunir com os mais importantes líderes do planeta, da época. Em um discurso muito emocionante, Severn pediu aos adultos mais respeito pelo mundo que eles deixariam para ela e suas futuras gerações.

Agora, esperamos que os reunidos tenham sensatez para decidir o melhor para nosso planeta, e que de maneira sustentável possamos minimizar os impactos ambientais a ele impostos.


Para acompanhar tudo é só clicar aqui.


Credenciamento para a sociedade civil


Assista ao vídeo.



Vinícius Ferreira
Diretoria de Administração

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário