Logística Reversa, você sabe o que é ?


Você sabe o que é Logística Reversa? A pesquisadora Patrícia Guarnieri definiu o temo como um processo de planejamento, implantação e controle do fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico.

Desde que o termo sustentabilidade tornou-se um assunto recorrente, a preocupação com todas as questões ambientais teve seu início. Certamente, a população não está totalmente preparada para todas essas mudanças e essas nomenclaturas, pois vivemos em uma sociedade alienada e que acata ao que a mídia diz.
Porém, uma vez que o assunto é colocado à tona, todos tendem a se preocupar ou a fingir que se preocupam. Neste contexto surgiu a logística reversa.

Em Bauru, destacamos a empresa Eletrolixo. Empresa especializada na logística reversa e reciclagem de eletroeletrônicos, em especial resíduos de informática. Foi desta preocupação que nasceu a empresa, com o objetivo de descartar corretamente o material eletrônico que iria para o lixo de forma incorreta e sem consciência ecológica. Há uma necessidade de buscarmos uma conscientização, tanto para a população local quando para a população do Brasil e do mundo.

Hoje, precisamos enviar placas de informáticas para a Europa, pois, no Brasil não há nenhuma empresas que exerça a Lógica Reversa com essas placas. Contudo, o grande passo que demos nesse processo foi a conscientização sobre as pilhas alcalinas. Hoje sabe-se que não podemos descartar esse material no lixo convencional, e sim em pontos de coleta  para que essas pilhas tenham o destino correto.
Cabe a nós desenvolvermos um perfil para que possamos colocar em prática a nossa Logística Reversa. 

Confira o site da Eletrolixo: www.eletrolixo.rec.br




Vinícius Ferreira
Diretoria Administrativa 

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário