V Abrapcorp


Nos dias 05, 06 e 07 de maio foi realizado em São Paulo o V Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), com o tema central: Redes Sociais, Comunicação, Organizações. O Abrapcorp contou com palestras de professores de todo o Brasil, entre eles Beatriz Bretas, Suely Fragoso, Massimo Di Felici, Alex Primo e Rogério Costa; com os pesquisadores internacionais Peter Monge, Janet Fulk e João Pizarra e com os profissionais Carlos Ximenez e Thiane Loureiro. Nesta edição, o evento inovou na apresentação de trabalhos, criando as Mesas Temáticas para apresentação de trabalhos de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação, além do Espaço de Iniciação Científica e oficinas voltadas para os alunos de graduação.

Foram levantadas questões importantes sobre o papel do RP nas redes sociais, com discussões sobre mídias digitais, modificações nas organizações, relacionamentos, interações sociais, gestão do conhecimento, blogs corporativos, entre outros.

Gostaria de destacar duas oficinas realizadas no evento: a primeira, de Carolina Terra“Rede e Mídias Sociais nos Ambientes Organizacionais” e a segunda de Silvana Nader “Relações Públicas: como podemos contribuir na prática com o desenvolvimento sustentável?”. Com grande autoridade e experiência sobre o assunto, as palestrantes conseguiram abranger de forma clara e profunda as temáticas abordadas.

Carol Terra abordou a comunicação corporativa em tempos de redes sociais, falando sobre o cenário atual da comunicação, interligado por diversos dispositivos como Twitter, Wikipédia, Orkut, Facebook, entre muitos outros. Ela destacou a mudança de paradigmas dos tempos atuais, fazendo com que o relacionamento com o cliente seja mais simétrico e mais de mão-dupla – com um diálogo freqüente, dinâmico e com uma comunicação de um pra um. Os retornos agora não devem ser medidos somente sobre investimento, mas também sobre engajamento; o quanto meus usuários estão envolvidos com minha empresa, seja compartilhando, recomendando ou interagindo com minha marca.

Sendo assim, Carol destaca a importância da reputação das empresas nas mídias sociais e do monitoramento que deve ser feito das mesmas, mostrando como elas podem ser usadas estrategicamente ao seu favor. Mapear quem fala sobre você, elaborar planos de ação e interferência, saber ouvir e se propor a realizar mudanças, analisar concorrentes, produzir conteúdo relevante... Essas são apenas algumas das dicas passadas durante a oficina, demonstrando a complexidade da temática.

Silvana Nader abordou como podemos contribuir na prática para o desenvolvimento sustentável. Silvana destaca a importância da comunicação integrada e da visão do todo, dizendo que “o que está acontecendo não tem volta”. A preocupação das empresas com responsabilidade social demonstra que a cada dia mais estas se adaptam às exigências de mercado e da sociedade, uma vez que “a empresa é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo com o qual interage e depende”.

Silvana falou sobre respeitabilidade corporativa e os valores básicos e imprescindíveis, diferenciadores e agregadores de valor para tanto. Uma empresa para sair do marco zero passa pela cidadania corporativa e responsabilidade social, para enfim alcançar a sustentabilidade em sua plenitude. “Quanto mais autêntica a incorporação do tema na cultura, maiores as oportunidades”. Neste momento a palestrante destaca o mercado promissor para o RP neste ramo, uma vez que tem uma visão estratégica sobre o todo, com o poder de traçar um plano de comunicação para informar, influenciar, engajar os diferentes públicos na comunicação de / para / com sustentabilidade.

Parabéns à Carolina Terra e Silvana Nader pelas reflexões! Os palestrantes e a comissão organizadora também estão de parabéns. O V Abrapcorp foi um evento surpreendentemente produtivo. Para quem perdeu, a VI edição já tem data marcada: dias 26, 27 e 28 de abril em São Luis/MA, com o tema “Comunicação, Discurso e Organizações”.

Taís Machado,

Diretoria de Comunicação

1 comentários:

Emmanuel disse...

Taís, muito bom seu texto! Compartilho da sua opinião sobre o evento, que foi ótimo tanto nos quesitos organização, conteúdo e networking, quanto na companhia de correria em Sampa! :)

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário